PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE PORTO REAL DO COLEGIO DESEJA A TODOS: UM ALEGRE E FELIZ PÁSCOA A TODOS. QUE JESUS RESSUSCITADO, RESSUSCITE CADA UM DA SUA FRAQUEZA INSUPORTÁVEL ==== Endereço: Praça Rosita Goes Monteiro, 819 CEP.57290-000 Porto Real de Colegio, Alagoas.///// Email: verbita.portorealdocolegio@gmail.com///Blog: svdportorealdecolegio.blogspot.com/////O Pároco: Pe. Bogdan Korka,svd>>>>>>>>>O Vigário: PADRE MARIUS LUDEN,SVD<<<<<<< Agora vamos rezar: AVE MARIA CHEIA DE GRAÇA, SENHOR É CONVOSCO.BENDITA SOIS VÓS ENTRE AS MULHERES, BENDITO O FRUTO DO VOSSO VENTRE JESUS. SANTA MARIA MÃE DE DEUS, ROGAI POR NÓS PECADORES, AGORA E NA HORA DE NOSSA MORTE.AMÉM

23 de abr. de 2011

SEMANA SANTA: HOMILIA E REFLEXÃO

A CEIA DO SENHOR


Celebramos hoje a instituição da Eucaristia. E dentro desta celebração há o rito de lava-pés. Para a Eucaristia e o lava-pés o Senhor tem o mesmo mandato. Para a celebração permanente da Eucaristia ele dá o seguinte mandato: “Fazei isto em minha memória” (1Cor 11,24). E sobre o lava-pés o Senhor nos diz: “Se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz” (Jo13,14-15). Façam a mesma coisa!

O LAVA-PÉS

O Senhor aceita e realiza o serviço do escravo, que é o lava-pés, leva a cabo o trabalho mais humilde, o mais baixo segundo o mundo, a fim de nos fazer dignos de nos sentarmos à mesa do Reino, de fazermos parte da família de Deus.

Para João o lava-pés, não é um ato isolado, mas representa aquilo que constitui o sentido da vida inteira de Jesus: o levantar-se da mesa para servir, o despojar-se das vestiduras de glória, o inclinar-se até nós no mistério de perdão, o serviço da vida que ele leva até o fim, até a morte. Por isso, a vida e a morte de Jesus se fazem transparentes e revelam o único ato: o ato de amor que chega até o extremo, um amor infinito, o único lavatório capaz de preparar o homem para a comunhão plena com Deus. É o amor que faz o homem livre. O amor é que faz o homem salvo. O amor é que faz o homem irmão do outro. O amor é que faz uma comunidade de irmãos. É o amor que nos leva ao céu.

Mas o homem é capaz de recusar o amor libertador de Deus, o amor que salva. O evangelho nos mostra dois tipos de recusa. A primeira recusa é a de Judas. Mais adiante no mesmo capítulo, o evangelista João faz o seguinte comentário: “Tomando, então, o pedaço de pão, Judas saiu imediatamente. Era noite” (Jo 13,30). O pedaço de pão umedecido no molho dado por Jesus a Judas é sinal de carinho especial, de amor e de amizade que Jesus tem para Judas. Mas Judas não quer ficar com o grupo que está com Jesus. Judas é totalmente dominado pelas trevas. Por isso, o evangelista acrescenta intencionalmente esta frase: “Era noite”. Judas representa o homem que não quer ser amado. Ele coloca o bloqueio para qualquer carinho, porque ele pensa apenas em possuir, em viver unicamente para as coisas materiais. Por esta razão, São Paulo diz que a avareza é idolatria (Cl 3,5).

A segunda recusa é a do homem religioso, do devoto cujo representante aqui é Pedro. O perigo consiste em que o “devoto”, o “religioso” não quer aceitar a realidade, isto é, não quer aceitar que também ele necessita de perdão; não aceita que seus pés estão sujos da lama de injustiça, de corrupção, de falta de respeito pela dignidade alheia, de desrespeito pela vida, de desrespeito pela verdade e assim por diante. O perigo que corre o devoto, o religioso consiste em pensar que não tem necessidade alguma da bondade de Deus, do perdão de Deus, em não aceitar a graça. Em resumo, não aceita que ele também é pecador.

Ser cristão, a partir desta perspectiva significa deixar-se lavar os pés sujos. Os pés são partes do corpo humano que tem o contato permanente com a terra, com a lama, com o pó. Mesmo que se usem as máscaras, como as sandálias, mas até as máscaras também ficam sujas. Santo Agostinho fez o seguinte comentário sobre o lava-pés: “Sem dúvida, o batismo nos limpou inteiramente, inclusive os pés. Estamos ‘limpos’; porém, enquanto vivermos aqui nesta terra, nossos pés pisam a terra deste mundo” (Tract. In Johan, LVI 4).

Por isso, precisamos levar a sério o que o Senhor nos diz neste dia: “Se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz” (Jo13,14-15). Ninguém pode ser melhor sem a ajuda do outro. O crescimento só é possível convivendo como irmãos na interdependência, no perdão mutuo, no mutuo respeito. Quando não houver o mutuo respeito, não haverá também a mutua admiração.

A toalha ou o avental que Jesus no lava-pés é o símbolo do serviço ao irmão. O serviço ao irmão é o distintivo que o cristão jamais pode depor, deve vesti-lo vinte quatro horas por dia, pois a todo momento pode haver um irmão que precisa dele e ele deve estar sempre pronto a prestar-lhe o seu serviço. Se não aceita gastar a vida no humilde serviço aos necessitados, nada tem em comum com Jesus: “Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz” (v.15). Continuar as ações de Cristo não é repetir ritos, mas atitudes: amor e serviço. O amor sincero e o serviço alegre, ao estilo de Jesus, há de ser o modo de presença de cada cristão neste mundo. Em outras palavras, o amor que se manifestou em Jesus, deve manifestar-se também nos cristãos através do amor mútuo.

A EUCARISTIA

Nesta noite celebramos também a instituição do Sacramento da Eucaristia, o sacramento da fraternidade.

A qualidade da vida humana biologicamente ou fisicamente depende da qualidade daquilo que ele come e bebe. Jesus justamente nos dá aquilo que é de qualidade, até mais do que isto: Seu Corpo e seu Sangue: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem vida eterna, e eu o ressuscitarei no ultimo dia. Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue é verdadeiramente uma bebida” (Jo 6,54-55).

Comungar o Corpo do Senhor significa viver aquilo que ele viveu, fazer aquilo que ele fez. Ele viveu tudo por amor e fez tudo por amor. O amor transforma tudo em obra prima. Sem o amor tudo se transforma em exibicionismo e tudo se trona uma manifestação da vaidade. O vaidoso normalmente exagera tudo, até os problemas.

Ao comungar o Corpo do Senhor, o cristão está proclamando a todos o compromisso de viver a vida de Jesus: passar a vida inteira fazendo o bem; passar a vida formando a comunidade de irmãos onde deve reinar o amor mútuo e o mutuo respeito.

Será que estamos conscientes disto? Será que temos comungado com esta finalidade? Se Jesus nos deu aquilo que é de qualidade até mais do que isto, será que sabemos dar também o melhor para os outros e para a Igreja de Cristo? A resposta está no seu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário