Missa Natal 2010
Is 9, 1-6
Tt 2, 11-14
Lc 2, 1-14
Lc nos leva até Belém no 2000 anos atrás, imaginando numa noite de muito frio e escura, um viajante como José conduziu, uma mulher em circuntâncias penosas (gravidez)esperando bebê que ia nascer. Não tinha hospedaria nem calor humano de acolhimento. José deveria parar e questionar essa realidade da sua terra de origem. Se ele ele não fosse um homem justo e santo xingaria: Meu Deus, que arrogância esse povo tem. Que individualismo e egoismo dominam o coração do povo meu. Essa escuridão não seria a escuridão desta noite. Esse frio não foi um frio de tempo. Aquela escuridão e aquele frio que vêm das trevas que habitam o coração do homem: o ódio, a injustiça, a mentira, a cruel¬dade e o desrespeito pelo povo meu
Mesmo assim, nasceu então lindo bebê, num manjedoura, Os animais ao redor, do céu os anjos vieram ver, os pastores sua voz ouvir, na noite escura. Três magos viram sua Luz resplandece, vieram adorá-lo.
O povo que andava nas trevas viu uma grande luz. Para os que habitavam na sobra da morte uma luz resplandece. Os que viviam com medo encontra a paz. O anjo porém disse aos pastores que passavam a noite nos campos,”Não tenhas medo! Eu vos anuncio uma grande alegria. Hoje na cidade de Davi nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor. Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados” (Lc 2,11.14).
Uma grande luz que se resplandece e brilha naquela noite de frio é a luz do Salvador do mundo que é Cristo Senhor. È o natal.
O Natal faz pensar nesta luz interior, na luz divina, que nos volta a propor o anúncio da vitória definitiva do amor de Deus, sobre o pecado e a morte.
Com o Menino de Belém entrou no mundo este poder invencível do amor divino. Nesse sentido, o Deus feito Menino é a única espe¬rança do mundo. Que a sua Luz brilhe, sem ocaso, e em todo o seu fulgor, no coração e na vida de cada um de vós!
No Natal brilham luzes por toda a parte, mas será que brilha também A luz de Cristo nos corações do povo.
No Natal soam de boca para fora palavras ‘feliz natal’ por todo canto, mas será que soam também o calor humano que brota do fundo do corações que esteja feliz.
Meus irmão, os votos de minha família pra mim que também queria transmitir para vocês como meu voto neste ano. Que a luz brilhe no coração de cada um e ilumine a vida de todos os dias; que o calor da fraternidade caracterize a nossa vida e estilo quotidianos. Jesus nasceu para ser a luz de todo o homem que vem a este mundo. Aprendamos a acolher a luz de Cristo no interior do coração e a levar o calor do amor às famílias e às relações humanas, vivendo o Natal todos os dias.
Como gostaria que os filhos fossem a luz dos olhos dos pais! E como seria belo se fossem, em primeiro lugar, os pais, essas “estrelas de esperança” a conduzir para a Luz de Deus, os seus filhos! E o Presépio estaria iluminado pela luz do amor, sem intermitências, em cada família.
Todos ansiamos por uma luz mais intensa, ou seja, por uma fé mais clara, uma esperança mais viva, um amor mais forte.
Todos procuramos combater as nuvens negras que ameaçam esconder o sol, vencer a
tristeza que escurece a alegria. Que a luz do nascimento de Cristo nos ajude a superar
as trevas do pecado, a escuridão do medo, as sombras do desânimo e faça
resplandecer em nós o esplendor da glória de Deus.
Natal é feliz quando um abraça o outro com um abraço amigo que faz renascer a vida e a esperança e sepultar a noite do ódio.
Natal é feliz quando cada um se torna mais humano dentro e fora da família.
Natal é feliz não por aquilo que compramos ou vendemos, mas por aquilo que se renova dentro de nós.
Natal é feliz quando experimentamos como é bom ser pessoa, pois uma delas é o Deus feito homem.
Natal é feliz porque Deus vem com sua paz para nos serenar.
Natal é feliz porque Deus vem com seu amor para nos plenificar.
Natal é feliz porque Deus vem com Sua Luz para clarear nossa vida de escuridão.
Natal é feliz porque Deus vem-nos dizer: "EU te amo". Natal é feliz quando temos consciência da presença do Deus-Conosco que vem sepultar o desespero que perturba nossa vida.
Natal é feliz quando todos param para ouvir os anjos cantarem para nós: "Glória a Deus nas alturas e paz aos homens de boa vontade por Deus amados". Por isso, Natal é feliz quando cada um tem boa vontade no coração para enxergar e fazer espalhar o bem para todos.
Por tudo isso e muito mais do que isto, desejo "FELIZ NATAL" para todos e para cada um. Shalom!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário